Livro ensina a lidar com pessoas difíceis

livro_genteTodo mundo, em algum momento, lidou com pessoas problemáticas. Sempre há por perto um invejoso, um manipulador ou uma pessoa que exige atenção 24 horas por dia. Para ensinar a conviver  com estes tipos, o terapeuta familiar argentino Bernardo Stamateas escreveu “Gente Tóxica – Como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas”, lançamento da Thomas Nelson Brasil.
O livro é best seller na Argentina e descreve as diversas “personalidades tóxicas” mais frequentes — o invejoso, o manipulador, o falso, o medíocre, o fofoqueiro — e ainda dá dicas sobre como agir e como se livrar delas. “Não se amarre a quem não se alegrar com seus êxitos. Dispense a opinião da gente tóxica, livre-se dos críticos e será livre de cada uma de suas palavras e de suas ações”, aconselha o autor.
Ele defende que essas “pessoas tóxicas” potencializam os defeitos dos outros e os enchem de cargas negativas. “Certamente, elas sabem tudo o que acontece na vida alheia, mas se esquecem de ver o que está dentro delas. Quanto mais protegidos das pessoas tóxicas, mais felizes seremos”, explica Stamateas.

Se o diabo carrega as armas, é na boca que ele esconde a munição
Um dos perigos, de acordo com Stamateas, é a convivência com fofoqueiros. A fofoca seduz, hipnotiza, atrai, deslumbra e também destrói. Ele enumera, ainda, as três leis da fofoca: a “Lei da Redução”, que diz que os rumores tendem a encurtar, desaparecendo todos os detalhes; a “Lei da Acentuação”, que implica em selecionar os elementos da narrativa, enfatizando certos detalhes e deixando outros de lado e, por fim, a “Lei da Assimilação” ,que se refere a como as pessoas organizam o rumor dando-lhe uma boa forma e acrescentam pequenos detalhes que dão mais consistência e veracidade ao relato.
O escritor lembra que o fofoqueiro não tolera falar de si mesmo, conhece a vida de todos, mas ninguém sabe nada da sua. “O que ele busca é falar dos outros periodicamente. São pessoas que não toleram o silêncio, por isso é importante para eles falar de algo. É, em ultima análise, uma forma de liberar a agressividade reprimida”, destaca.

Gente tóxica
Como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas
De Bernardo Stamateas
Nº de Páginas: 192
Preço: R$ 29,90

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s