Controle de acesso e ponto eletrônico são indispensáveis para administrar canteiro de obras

O índice de atividade na construção aumentou em agosto em relação ao mês de  julho, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa, as atividades que compõem o segmento: construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados registraram expansão, sendo o acréscimo maior na construção de edifícios.
A Inforcomp Tecnologia em Soluções Administrativas desenvolve produtos para a construção civil, como Relógio de Ponto (REP) e Software de Tratamento de Ponto e Sistema de Controle de acesso a Obras.
O mercado vem em franco aquecimento, principalmente por conta das novas exigências do Ministério do Trabalho, que criou a Portaria 1.510, regulamentando os Sistemas de Ponto Eletrônico. Assim, as empresas terão que adotar o novo software, para não permitir que o usuário modifique qualquer marcação sem registrar o motivo.
A Inforcomp fornece o REP, Registrador Eletrônico de Ponto e software de tratamento de ponto.  Este “relógio” possui uma impressora que, a cada registro do ponto, imprime ao funcionário um ticket que é sua garantia em processos trabalhistas. O prazo de implantação vai até 01/03/2011.
O controle de acesso permite saber quem está na obra em cada momento. Informa quantos operários, de cada especialidade, por empreiteira, estão presentes”, conta José Roberto Stagliório, diretor da Inforcomp. Além disso, o sistema integra dados relativos à gestão dos funcionários, como treinamentos  e retirada  dos EPIs (equipamentos de proteção individual).  “Vamos a cada  canteiro instalar o sistema e as catracas, podemos também fechar parcerias com empresas locais para prestar suporte”, explica.
Segundo Alexandre Ienna, encarregado administrativo, do Condomínio Mund, que está sendo construído pela Construtora Inpar, inicialmente é feito um cadastro do funcionário no sistema. Depois, é entregue um crachá para o funcionário com foto, de uso obrigatório para liberar a catraca. Algumas informações permitem ou bloqueiam a entrada na obra, por exemplo, validade do atestado de saúde, se estiver vencido, a catraca acusa e impede o acesso. “Esse sistema proporciona maior controle na documentação e entrada e saída dos funcionários”, afirma Ienna.
Vale lembrar que na década de 80, a Indústria da Construção Civil foi campeã em processos trabalhistas, enfrentando dificuldades de administrar grande quantidade de pessoas partiu para a terceirização. O que parecia ser um grande “achado” causou um outro transtorno, pois as construtoras desvencilharam-se dos problemas trabalhistas transferindo-os para as empreiteiras, e um processo que parecia estar solucionado gerou outro: a “Culpa Solidária”, em processos contra a empreiteira arrolando junto as construtoras  como “corresponsáveis”.
Numa re-análise do empresário Stagliório, as construtoras entenderam, então, que deveriam selecionar melhor suas empreiteiras, cuidando para que elas trabalhassem corretamente, de acordo com a legislação trabalhista. Assim, os departamentos de Recursos Humanos das construtoras criaram mecanismos de fiscalização e auditoria nas empreiteiras. Esta solução gerou resultados positivos, expurgando as de má fé e diminuindo processos trabalhistas.
A solução Inforcomp, única no mercado nacional específica para obra, caminhou a passos largos nestes anos, conquistou construtoras grandes, médias e pequenas, como Gafisa, Even, Schahin, Cyrela, Mac, Matec e tantas outras, detendo hoje uma fatia considerável do mercado, com cerca de 40 construtoras e 480 Obras em todo o Brasil.
Mais informações no site www.inforcomp.com.br.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s