Liderança Positiva – Ultrapassando a fronteira da conformidade

“Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos não estamos vivendo realmente.”
Gail Sheehy – Escritora e Jornalista Americana

Uma organização pode optar por lidar com mudança ou propor mudança, e essa escolha é um reflexo direto da postura de sua liderança.
O modelo predominante nas organizações ainda é o modelo do déficit, nos quais os problemas são identificados e corrigidos.
A ênfase tem sido em quão negativo ou neutro um determinado fenômeno pode afetar a um conjunto de resultados desejados. Isso no mínimo garante conformidade e como bem sabemos não é o mesmo que excelência.
Organizações com desempenho extraordinário precisam ir além do “normal” ou do “conforme”.
Fundamental para garantir essa performance diferenciada é criar um ambiente onde as pessoas possam superar positivamente as expectativas.
Em pesquisa realizada na Penn State University por Margaret Greenberg and Dana Arakawa com gerentes de equipes de TI, foi ranqueado o grau em que estes se concentravam nos aspectos positivos de sua equipe, o resultado é no mínimo interessante.
Em uma escala de 0 a 20 os gerentes que tiveram classificação elevada também tiveram performances elevadas.
O que surpreende é que a pesquisa revela o quanto estes dois dados estão correlacionados.
Outros estudos empíricos recentes têm conseguido identificar as estratégias adotadas por empresas que atingiram resultados extraordinários, e chegaram a desvios positivos de performance e o que os líderes destas empresas fizeram para chegar lá.
Liderança Positiva se refere à aplicação de princípios que são amplamente estudados pela psicologia positiva.
Algumas manifestações claras da aplicação destes princípios:

O foco em desvios positivos de performance, ou performance bem sucedida que ultrapassa a norma numa direção positiva.
Uma clara tendência a reforçar os Pontos Fortes ao invés dos Pontos Fracos, otimismo ao invés de pessimismo, comunicação que apóia mais do que critica.
O foco nos talentos, no melhor da condição humana e na manifestação plena do potencial das pessoas.

Para desenvolver um processo de liderança positiva 4 aspectos são fundamentais:
Clima, Relacionamentos, Comunicação e Significados Positivos.
Em suma o importante é estabelecer um equilíbrio entre a valorização dos aspectos positivos que elevam a performance dos indivíduos e de sua equipe, e a atenção necessária aos problemas, e a manutenção dos padrões de eficácia já conquistados.
Os líderes positivos buscam oportunidades de investir em cada indivíduo que trabalha com eles. Olham as interações com suas equipes como possibilidades de aumentar o potencial de cada membro, promovendo um clima de trabalho favorável, aumento de satisfação do trabalho, maior compromisso, melhor performance.

8 Comentários

8 pensamentos sobre “Liderança Positiva – Ultrapassando a fronteira da conformidade

  1. Muito bom o artigo. E essa é a mais nova tendência de liderança no Brasil. Não basta liderar positivamente, tem que ter foco em cima de desempenhos e na busca do prazer e da felicidade naquilo que se faz. Valorizar o que se sabe fazer.
    É isso aih.

    • Olá Jozy!
      O Hugo tem feito um trabalho diferenciado em gestão de pessoas e dou apoio a esse trabalho, abrindo espaço a ele como colunista do Mais RH.
      Visitei seu blog e também achei muito bacana!
      Se desejar entrar em contato com o Hugo, acesse http://www.mapadetalentos.com.br. É o site da consultoria dele. Lá tem link para o blog dele, em que você pode postar comentários.

      Obrigado pela visita ao Mais RH!

  2. Olá Vanderlei,
    Estou concluindo um curso MBA em Gestão de Pessoas, porém como engenheiro de processos, queria desenvolver um TCC que fosse aplicável para o meu dia a dia.
    Estava pesquisando sobre liderança positiva e cheguei até o seu site, estou pesquisando também sobre avaliaçao e feedback focado nos pontos positivos.
    Portando, estou postando aqui, para que alguém possa me indicar livros ou autores sobre este tema para que eu posssa fazer minha revisão bibliografica.
    Conto com a colaboração de todos,
    Abraços

    • Olá Eduardo!
      Em relação a livros, posso te indicar o livro “Dicas de Feedback” do meu amigo e colunista do blog, Bernardo Leite. O livro é um sucesso de vendas e acredito que possa ajudar no seu TCC. O Bernardo é especialista em Gestão de Pessoas e certamente poderá te ajudar. Não sei se o livro ainda está à venda em livrarias. Sugiro que você entre em contato com o Bernardo no e-mail bernardo@bernardoleite.com.br para saber com ele onde conseguir o livro.
      Também sugiro que você visite o site da Editora Qualitymark. Hoje a Qualitymark é referência em livros sobre Gestão e é líder no segmento de Recursos Humanos. O site é http://www.qualitymark.com.br.
      Espero que estas dicas o ajudem!

      Obrigado pela visita ao Mais RH!

  3. ola Vanderlei tenho muitas duvidas você poderia me passar o seu e-mail ou cel pra mim tirar essas duvidas.
    obs: sou universitaria de administração
    abrss Bruna

  4. Olá Vanderlei.
    vocÊ pode me indicar onde encontrar as pesquisas realizadas às quais se referiu? Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s